quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Redes Sociais e a Liberdade de Expressão. Ajuda ou atrapalha?


Por Claudio Bonel 

Primeiro vamos definir o que é “Liberdade de Expressão”: É o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Bom, acredito que “Democracia” não seja necessário demonstrar uma definição, pois, teoricamente, vivemos em uma. Mas, uma coisa é certa: a época da Ditadura e da Censura já ficaram na história há muito tempo.

Então, neste ponto, volto a temática inicial – como saber se o que você publica em seu blog, Twitter, Facebook, Linked in ou quaisquer outras redes sociais, estará indo a favor ou contra você? Confesso que não tenho a resposta para isso e acredito que ninguém tenha. Isto é muito subjetivo. O importante é saber que o que você está escrevendo não vai de encontro com a constituição, afora isso, fico sem saber aonde termina a linha tênue que separa o bom do mal na grande rede.

É importante saber que, neste século que vivemos, a sociedade está totalmente inserida no mundo da informação. A Internet está nas residências, praias, bares, shopping, restaurates e tudo com livre acesso. Ou seja, tudo que o você escreve, instântaneamente é visto por milhares de pessoas. Pessoas estas que irão ler, interpretar e julgar. Julgar? Pois é, neste ponto que inicia-se a linha tênue. O seu texto poderá ter milhares de julgamentos – bons, ruins, excelentes, péssimos – e, conforme for, você poderá ir do céu ao inferno.

A semente que quero deixar para discussão (no sentido afetivo) é: Porque, na grande maioria das vezes, o autor de uma publicação, principalmente, quando é mal interpretado, não tem o seu direito de resposta, de defesa, a fim de explicar o que passava por sua cabeça quando escreveu aquele artigo, aquela notícia, quando divulgou os serviços de uma empresa, quando realizou parcerias com outras empresas? O que impede de você estar trabalhando em uma empresa multinacional e divulgar as oportunidades de emprego, treinamentos e serviços de micro-concorrentes (empresas bem menores e locais que atuem no mesmo ramo)? Porque a sociedade julga sem conhecer o “outro lado da moeda”?

Bom, este é um artigo de reflexão, a fim de gerar um debate sadio e, quaisquer semelhanças com a realidade, são meras coincidências 

Antes de me julgar, peço que me procure, a fim de que eu possa esclarecer toda e qualquer dúvida. Após isso exerça a sua liberdade de expressão!


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário