quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 - Trajes Sustentáveis


A 87ª edição do Oscar, maior prêmio do cinema mundial, foi realizada neste domingo, 26 de fevereiro, e reuniu dezenas de artistas no tapete vermelho. Esse ano, porém, o glamour das estrelas de Hollywood foi mais sustentável graças à iniciativa de Livia Firth e do Desafio Tapete Verde. Nele, os convidados deveriam buscar opções ecológicas para os trajes de gala usados na premiação.

A criadora do desafio chegou ao local com um vestido Valentino vermelho feito sob medida e criado a partir de poliéster reciclado de garrafas plásticas. O marido de Livia, o ator Colin Firth, também aderiu ao desafio e reusou o terno Tom Ford, usado na última edição do prêmio, quando recebeu a estatueta de Melhor Ator.

Outra vencedora que participou do desafio foi Meryl Streep. A estrela recebeu seu prêmio de Melhor Atriz com um longo dourado feito sob medida pela Lanvin com tecido certificado pelo Green Carpet Challenge (GCC).

Também participaram do desafio os atores Kenneth Branagh (indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante), que usou um smoking da grife Ermenegildo Zegna feito com lã merino sustentável, e Demian Bichir (indicado ao Oscar de Melhor Ator), que também usou um smoking Ermenegildo Zegna feito de lã e seda sustentáveis.

Baftas

Essa não é a primeira vez que o desafio do Tapete Verde atrai famosos em prol da moda sustentável. Na última edição do Baftas (maior prêmio do cinema britânico e considerado uma “prévia” do Oscar), realizado no início de fevereiro, diversos artistas optaram por modelos que uniam beleza e sustentabilidade.

O casal à frente do projeto deu o exemplo. Enquanto Colin Firth optou por um terno Armani feito de lã e fibras recicladas, Livia Firth preferiu um terno de Paul Smith de lã e seda orgânica.

O ator Michael Fassbender também foi de Armani sustentável, enquanto a atriz Viola Davis usou um longo Valentino feito com garrafas Pet, e Michelle Williams usou um vestido H&M da linha Conscious Collection.

E qual a diferença dessas roupas para as comuns ? Elas não agridem a natureza. Utilizou-se tecnologia para criar moda. Ainda bem que usar peles de animais é crime e totalmente de mau gosto.

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br
Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário