quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crowdsourcing - Produção Colaborativa


     Seguindo a linha da matéria da semana passada sobre crowdfunding, hoje iremos abordar o tema crowdsourcing, que é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo, soluções, produtos ou desenvolver novas tecnologias. Pode ser chamada de produção colaborativa.

     O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração. É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir custos, além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes. Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são o Sistema Operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

     No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. Este processo tem o nome “broadcasting“. As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.

Exemplos de crowdsourcing:
ideias.me – Empresa brasileira que tem feito um ótimo trabalho para ajudar empresas a resolver seus problemas.
istockphoto.com – o sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
Netflix – uma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dollares para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.
Fiat Mio – a Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.

Cerveja Colaborativa


     Mas a imaginação humana não para por aí. A Samuel Adams, marca de cerveja fabricada pela americana Boston Beer Company, decidiu apostar no conceito de crowdsourcing – uso do conhecimento coletivo espalhado na Internet para desenvolvimento de produtos, conteúdo ou tecnologia – para produzir sua próxima marca de cerveja artesanal. Para tanto, a empresa se uniu ao especialista em redes sociais Guy Kawasaki –escritor, ex-evangelizador chefe da Apple, um dos fundadores da Alltop.com e sócio fundador da Garage Technology Ventures — no desenvolvimento de aplicação interativa no Facebook.

     O programa permite que amantes da cerveja contribuam para o desenvolvimento de uma receita ideal para a bebida artesanal ponderando sobre aspectos como cor, clareza, corpo (sensação na boca), malte (doçura), lúpulo (amargor) e levedura (acabamento/ sabores complexos). O convite aos interessados está sendo feito pelas páginas da empresa no Twitter, Facebook e Google+.

     A idéia da fabricante é produzir a “cerveja colaborativa” durante o mês de fevereiro. A estreia da marca deverá ocorrer em 10 de março, durante festival em Austin (Texas). Segundo a Samuel Adams, os fãs da marca no Facebook serão os primeiros a saber quando a nova bebida estará amplamente disponível no mercado americano.

É o mundo com suas tendências colaborativas.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário