Qual é o melhor meio para fazer backup dos seus arquivos? CD, DVD, pen drive, HD externo ou a Nuvem? Independente do escolhido, todos têm a mesma finalidade. A diferença está na capacidade, vida útil e segurança de cada um. Conta muito a quantidade de espaço necessário.
Os CDs são os que oferecem menor capacidade e,
provavelmente por isso, vêm perdendo espaço contra seus concorrentes. Ainda que
seja muito barato – na maioria das vezes custam menos do que R$1,00 – o CD
armazena, em média, apenas 700 MB de conteúdo. Já o DVD suporta cerca de 4 GB de arquivos e não
custa muito mais caro.
Pen drives, HD externos e até o próprio
armazenamento na nuvem têm tamanhos variáveis, podendo ultrapassar os 1000 GB,
ou 1 TB de conteúdo. E, nestes casos, há opções para todos os bolsos.
Diferente das mídias em disco, como o CD e o DVD, o
pen drive e o HD externo não têm tempo de vida útil. O HD e o pen drive são
muito mais seguros do que uma mídia de CD, que pode riscar, a qualidade pode não
ser tão boa e, com isso, você pode perder alguns dados. Enquanto isso, no HD,
que é um disco físico em que você vai guardar todos os bits, você tem uma maior
durabilidade, até porque ele possui um capa protetora.
Agora no quesito facilidade e segurança, o mais
novo meio de armazenamento é também o mais confiável: o armazenamento na nuvem,
ou "cloud computing". Ainda que muita gente tenha um pé atrás com a
novidade, quem usa garante que não há alternativa mais prática.
A nuvem te garante uma redundância. No caso do CD,
como já dito, há o perigo dele riscar e você perder os dados ou o HD queimar,
fazendo você perder seus dados também. Você pode até tentar recuperá-los, mas
há um custo muito alto.
Para quem ainda não conhece, quando se fala de
armazenamento na nuvem, fala-se de serviços online em que você adquire uma
espécie de "HD virtual". Ali, são guardados todos os arquivos em uma pasta na web e tem a
facilidade de poder acessá-la de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, desde
que se tenha acesso à intenet.
Na nuvem, existe espaço disponível, usuário e senha
e segurança. Hoje existem diversos serviços gratuitos de armazenamento na nuvem,
como o Dropbox. Segue abaixo uma lista de serviços. Escolha o que melhor se
adapta à sua necessidade.
Dropbox: é um dos serviços mais simples e eficientes quando o assunto é sincronização de arquivos entre dispositivos diferentes, sejam eles computadores de mesa, notebooks ou smartphones. Site: http://www.dropbox.com/. Esse eu uso e recomendo.
Otixo: Nesse site, você pode reunir em um único lugar da web todos os arquivos guardados em diferentes servidores. Além dos públicos Box, MobileMe, WebDav, Dropbox e Google Docs, é possível ainda ter acesso a itens armazenados em um servidor privado via FTP. Site: https://app.otixo.com/login.jsp
ADrive: este serviço disponibiliza 50 GB de espaço em seus servidores para você guardar o que quiser, conta com sistema de segurança na criação da senha de acesso e o limite de tamanho por arquivo é 2 GB. Essas características fazem com que o serviço seja muito útil para armazenar vídeos – geralmente são arquivos mais pesados; Site: http://www.adrive.com/
Dropbox: é um dos serviços mais simples e eficientes quando o assunto é sincronização de arquivos entre dispositivos diferentes, sejam eles computadores de mesa, notebooks ou smartphones. Site: http://www.dropbox.com/. Esse eu uso e recomendo.
ADrive: este serviço disponibiliza 50 GB de espaço em seus servidores para você guardar o que quiser, conta com sistema de segurança na criação da senha de acesso e o limite de tamanho por arquivo é 2 GB. Essas características fazem com que o serviço seja muito útil para armazenar vídeos – geralmente são arquivos mais pesados; Site: http://www.adrive.com/
MediaFire: o site possibilita a organização do conteúdo salvo por pastas e ao se cadastrar neste serviço você não tem limite de armazenamento. Porém, cada arquivo deve ter no máximo 100 MB. Você pode compartilhar o conteúdo salvo através de email, links diretos ou anexando em páginas da internet (MySpace, blog ou fórum, por exemplo). Para arquivos menores, como documentos de texto, imagens e músicas, este é um excelente serviço; Site: http://www.mediafire.com/
Windows Live SkyDrive: com este serviço você consegue depositar até 25 GB na web, podendo ser enviado até cinco arquivos simultaneamente. São suportados quase todos os formatos de arquivos e não existe limite de tamanho para cada documento, o que faz deste serviço uma ótima maneira de criar backups. Por ser desenvolvido pela Microsoft, ele tem segurança e confiabilidade garantida; Site:https://skydrive.live.com/
Humyo: os servidores do Humyo disponibilizam 10 GB de espaço ao total, sendo 5 GB para arquivos multimídia e outros 5 GB para outros formatos de documentos. Suas aparência e funcionalidade são muito parecidas com as Windows Explorer, o que facilita a familiarização do usuário. Você pode publicar qualquer conteúdo através do Twitter ou Facebook e encaminhá-lo por email; Site: https://www.humyo.com/login
Binfire: por meio deste serviço é possível armazenar até 10 GB, limitando cada arquivo a 100 MB. Fique atento com o que você envia para este serviço, pois a cada 30 dias os arquivos são apagados. Devido a esta limitação, o Binfire serve mais para compartilhar documentos e músicas (arquivos de tamanho reduzido em geral) do que como disco rígido virtual. Site: http://www.binfire.com/
Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário