terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Backup em qual mídia ?

Qual é o melhor meio para fazer backup dos seus arquivos? CD, DVD, pen drive, HD externo ou a Nuvem? Independente do escolhido, todos têm a mesma finalidade. A diferença está na capacidade, vida útil e segurança de cada um. Conta muito a quantidade de espaço necessário.

Os CDs são os que oferecem menor capacidade e, provavelmente por isso, vêm perdendo espaço contra seus concorrentes. Ainda que seja muito barato – na maioria das vezes custam menos do que R$1,00 – o CD armazena, em média, apenas 700 MB de conteúdo. Já o DVD suporta cerca de 4 GB de arquivos e não custa muito mais caro.

Pen drives, HD externos e até o próprio armazenamento na nuvem têm tamanhos variáveis, podendo ultrapassar os 1000 GB, ou 1 TB de conteúdo. E, nestes casos, há opções para todos os bolsos.

Diferente das mídias em disco, como o CD e o DVD, o pen drive e o HD externo não têm tempo de vida útil. O HD e o pen drive são muito mais seguros do que uma mídia de CD, que pode riscar, a qualidade pode não ser tão boa e, com isso, você pode perder alguns dados. Enquanto isso, no HD, que é um disco físico em que você vai guardar todos os bits, você tem uma maior durabilidade, até porque ele possui um capa protetora.

Agora no quesito facilidade e segurança, o mais novo meio de armazenamento é também o mais confiável: o armazenamento na nuvem, ou "cloud computing". Ainda que muita gente tenha um pé atrás com a novidade, quem usa garante que não há alternativa mais prática.

A nuvem te garante uma redundância. No caso do CD, como já dito, há o perigo dele riscar e você perder os dados ou o HD queimar, fazendo você perder seus dados também. Você pode até tentar recuperá-los, mas há um custo muito alto.

Para quem ainda não conhece, quando se fala de armazenamento na nuvem, fala-se de serviços online em que você adquire uma espécie de "HD virtual". Ali, são guardados  todos os arquivos em uma pasta na web e tem a facilidade de poder acessá-la de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, desde que se tenha acesso à intenet.

Na nuvem, existe espaço disponível, usuário e senha e segurança. Hoje existem diversos serviços gratuitos de armazenamento na nuvem, como o Dropbox. Segue abaixo uma lista de serviços. Escolha o que melhor se adapta à sua necessidade.


Dropbox: é um dos serviços mais simples e eficientes quando o assunto é sincronização de arquivos entre dispositivos diferentes, sejam eles computadores de mesa, notebooks ou smartphones. Site: http://www.dropbox.com/Esse eu uso e recomendo.

Otixo: Nesse site, você pode reunir em um único lugar da web todos os arquivos guardados em diferentes servidores. Além dos públicos Box, MobileMe, WebDav, Dropbox e Google Docs, é possível ainda ter acesso a itens armazenados em um servidor privado via FTP. Site: https://app.otixo.com/login.jsp


ADrive: este serviço disponibiliza 50 GB de espaço em seus servidores para você guardar o que quiser, conta com sistema de segurança na criação da senha de acesso e o limite de tamanho por arquivo é 2 GB. Essas características fazem com que o serviço seja muito útil para armazenar vídeos – geralmente são arquivos mais pesados; Site: http://www.adrive.com/

MediaFire: o site possibilita a organização do conteúdo salvo por pastas e ao se cadastrar neste serviço você não tem limite de armazenamento. Porém, cada arquivo deve ter no máximo 100 MB. Você pode compartilhar o conteúdo salvo através de email, links diretos ou anexando em páginas da internet (MySpace, blog ou fórum, por exemplo). Para arquivos menores, como documentos de texto, imagens e músicas, este é um excelente serviço; Site: http://www.mediafire.com/

Windows Live SkyDrive: com este serviço você consegue depositar até 25 GB na web, podendo ser enviado até cinco arquivos simultaneamente. São suportados quase todos os formatos de arquivos e não existe limite de tamanho para cada documento, o que faz deste serviço uma ótima maneira de criar backups. Por ser desenvolvido pela Microsoft, ele tem segurança e confiabilidade garantida; Site:https://skydrive.live.com/

Humyo: os servidores do Humyo disponibilizam 10 GB de espaço ao total, sendo 5 GB para arquivos multimídia e outros 5 GB para outros formatos de documentos. Suas aparência e funcionalidade são muito parecidas com as Windows Explorer, o que facilita a familiarização do usuário. Você pode publicar qualquer conteúdo através do Twitter ou Facebook e encaminhá-lo por email; Site: https://www.humyo.com/login

Binfire: por meio deste serviço é possível armazenar até 10 GB, limitando cada arquivo a 100 MB. Fique atento com o que você envia para este serviço, pois a cada 30 dias os arquivos são apagados. Devido a esta limitação, o Binfire serve mais para compartilhar documentos e músicas (arquivos de tamanho reduzido em geral) do que como disco rígido virtual.  Site: http://www.binfire.com/

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

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