segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 chegou e agora ?

Realmente o ano de 2011 passou muito rápido. Chega o momento de pararmos e olharmos para trás para ver se conseguimos realizar tudo o que planejamos, se é que planejamos. Nessa hora os planos, as metas e sonhos vêem à tona, e é a hora da verdade. Mas para o ano que chega, que tal nos planejarmos, para não ficar a sensação de ter passado tudo rápido demais e não termos feito nada.

Ao definir uma meta é necessário entender e compreender a realidade que nos cerca, só a partir dessa analise é que podemos definir um objetivo. A primeira coisa que temos que pensar é se essas metas desejadas são razoáveis ou irrealistas. Isso evita uma frustração lá na frente quando percebemos que não será possível conquistar o que queremos da forma desejada ou teremos que adiar um plano. Lógico que um planejamento de médio e longo prazos poderá ser mudado, mas mesmo assim é importante ser elaborado, pois cria uma direção, a fim de que as escolhas pessoais possam ser as mais importantes. Afinal, qualquer pessoa ou empresa precisa saber aonde quer chegar para aumentar as chances de atingir o que deseja.

Colocar as metas e os sonhos no papel é o primeiro passo para quem quer cumprir tudo que foi planejado para o próximo ano. Todo mecanismo é válido! Fazer uma planilha dos objetos ajuda a ter a dimensão dos objetivos. Quando o planejamento está bem estruturado, a pessoa consegue realizar o que foi esquematizado. É preciso saber direcionar o tempo, o dinheiro e mudar até mesmo hábitos para conseguir alcançar as metas. É importante aprender a dizer não as situações que podem tirar o foco dos objetivos e resistir as tentações que aparecem no decorrer do ano.


Clique aqui e faça o download da planilha de plano de ação

A disciplina é fator determinante para o alcance das metas e objetivos, porém, é fundamental saber controlar as emoções em caso de negativas. É preciso tirar da mente a ideia de perfeição. A sociedade atual cobra uma qualidade de 100% de todos e quando isso não acontece, surge a frustração.

Algumas dicas são fundamentais para o sucesso de qualquer planejamento:
  • Antes de qualquer planejamento estude,
  • Ter domínio ou conhecer o máximo possível das suas metas é essencial para a realização das mesmas,
  • Tenha consciência que aliado as metas você terá outras atividades que também precisam da sua atenção,
  • Faça uma coluna com os seus desejos: o que tenho/ o que quero / sonhos / realidade,
  • Saiba dizer não,
  • Direcione melhor seu tempo e dinheiro,
  • Invista em você: cuida da sua saúde, estude, faça algo que goste...

“Persistir é o que torna o impossível em possível… O possível em provável e o provável em definitivo” (Robert Half, escritor americano)


Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Desejo um 2012 repleto de Vitórias, Conquistas e Realizações
Sérgio Rodrigo de Abreu



Nenhum comentário:

Postar um comentário