segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retenção de talentos: desafio para 2012


          A retenção de pessoal de TI é considerada por analistas do setor um dos maiores desafios dos CIO's em 2012. Três tendências estão trazendo o assunto à tona:

  1. A contratação de mão de obra em TI está em ascensão e a concorrência é alta, tentando profissionais com salários elevados e oportunidades de crescimento na companhia.
  2. Os profissionais mudam de emprego com frequência, com média de um ano ou dois em uma posição antes de buscar nova oportunidade.
  3. Os Baby Boomers estão próximos da aposentadoria. 

          Rotatividade de pessoal de TI é provavelmente o meu problema mais importante e tem sido assim nos últimos 12 a 15 meses. Em 2010, a rotatividade do pessoal de TI em todo o mundo era de apenas 3%. Em 2011 saltou para 5% de acordo com o instituto de pesquisas Gartner. Os CIO's precisam avaliar seus funcionários e descobrir o que é fundamental para o sucesso do departamento de TI e assegurar que as pessoas se sintam valorizadas. É preciso saber quem está saindo e por que eles estão deixando a empresa. Oportunidades de emprego para profissionais de TI devem continuar em alta em 2012, levando mais funcionários-chave a deixar a empresa. A taxa de desemprego em tecnologia é de 4,1%, por isso é um clima muito bom para a TI.

          A maioria dos empregadores procura profissionais de TI com seis a dez anos de experiência, seguidos por trabalhadores com dois a cinco anos de experiência. A alta procura está causando falta de mão de obra em muitos locais. A demanda supera a oferta também para profissionais com habilidades e experiência em virtualização de aplicativos móveis, desenvolvimento e computação em nuvem. A escassez de profissionais de TI vai piorar a medida que os baby boomers se aposentam, especialmente no setor de governo. Recomenda-se que os CIO's criem um plano de força de trabalho de dois ou três anos, incluindo profissionais para as funções mais críticas e os riscos para a organização se essas pessoas deixarem a companhia. Ela diz que os CIO's devem fazer um esforço para que os Baby Boomers transfiram seus conhecimentos para os mais jovens antes que se aposentem.

          Com sinais de recessão mundial, nem tudo está perdido para os CIO's com orçamentos de TI limitados para 2012 e ainda assim querem manter ou contratar pessoal. Estudos apontam que os profissionais de TI estão dispostos a aceitar corte salarial com horário flexível, incluindo trabalhar remotamente. É possível criar uma força de trabalho virtual e dar às pessoas um ou dois dias por semana para trabalhar em casa.

          Essa é uma forte tendência para o 2012 que se aproxima e esse foi mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu


Entendendo as siglas 
CIO: Chief Information Officer ou CIO é um título de cargo dado ao diretor de informática, o responsável pela informática de uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário