segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Restrospectiva 2011 no mundo da tecnologia


O mundo tecnológico muda muito rápido e nesse ano de 2011 tivemos muitas notícias boas e ruins. Vejamos alguns destaques do que aconteceu nesse ano no mundo da tecnologia.

Em março, o iPad 2 chegou ao mercado norte-americano. No Brasil, o mercado desse tipo de computador passou de quatro modelos disponíveis no fim de 2010 para quase 20 opções no fim de 2011 entre marcas renomadas e outras menos conhecida, isso somente no mercado nacional. Definitivamente, o ano de 2011 foi o ano dos tablets.

Em maio, a Microsoft anunciou a compra da empresa de telefonia pela web Skype. A empresa de software pagou US$ 8,5 bilhões ao fundo de investidores Silver Lake (grupo que detém o comando da Skype).

Em junho, uma onda de ataque contra sites do governo, hackers brasileiros tiraram do ar a página da Presidência da República e o portal ''brasil.gov.br'', com informações do governo. Os hackers do grupo LulzSec divulgaram um manifesto afirmando que a ação fazia parte parte da operação AntiSec ? investida do grupo Anonymous (que usava como identidade visual as máscaras acima) contra páginas de governos de todo o mundo. A repercussão foi grande, mas o grupo hacker por trás da ação acabou perdendo força e ninguém foi preso.

Em junho, a empresa de buscas lançou o Google+ para concorrer com o Facebook. Uma das novidades da rede é a facilidade na formação de grupos de amigos baseada em círculos de amizade.

Em agosto, outro grande anuncio foi o Google comprar a Motorola Mobility, divisão de smartphones, tablets e acessórios da empresa, por cerca de US$ 12,5 bilhões em dinheiro. A estratégia visa impulsionar o uso de seu sistema operacional Android.

Em Agosto o Facebook passou o Orkut, do Google, em 1,9 milhão de usuários únicos no Brasil: 30,9 milhões contra 29 milhões. Até então, o Orkut era a rede social favorita dos brasileiros. A guerra, no entanto, ainda não está ganha.

Em outubro a morte de Steve Jobs: cofundador da Apple, morreu no dia 5 de outubro aos 56 anos após lutar durante antes contra um tumor pancreático. Um dia antes de sua morte, a Apple apresentou o iPhone 4S.

Em outubro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que isenta de pagamento de PIS e Cofins a produção de tablets no Brasil. Com isso, os ultraportáteis ficam mais baratos para o consumidor final. Apesar das promessas durante o ano, o iPad ainda não é produzido no Brasil, ficando fora do benefício. 

Plataformas Móveis: Este foi o ano em que a plataforma móvel Symbian, para smartphones, perdeu pela primeira vez a liderança de mercado. O sistema operacional utilizado durante anos pela Nokia (que passou também em 2011 a adotar a plataforma Windows Phone) fechou 2010 com 37,6% de participação de mercado. De acordo com a consultoria Gartner, em seguida vinham o Android (22,7%) e o RIM (16%). No terceiro trimestre de 2011, esse cenário estava completamente mudado: o Android já respondia por 52,5%, o Symbian por 16,9% e o iOS, da Apple, por 16%.

As compras coletivas explodiram em 2011: segundo o Ibope Nielsen Online, mais de 5,6 milhões de internautas brasileiros acessaram essas páginas em um único mês. Mas o serviço que caiu no gosto do povo também entrou na mira do Procon: em novembro, o órgão autuou os sites Groupon, ClickOn e Peixe Urbano por praticarem condutas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Entre eles, não garantir a qualidade dos serviços oferecidos, negar a devolução dos valores nos casos de não prestação de serviço e informar percentual de desconto incorreto, entre outras.

Fonte: www.uol.com.br

Essas foras apenas algumas notícias do mundo TecnoInfo... Acompanhe essa semana mais informações sobre o que se passou nesse 2011 e as tendências e previsões para 2012.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário