quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Previsões Tecnológicas para 2012


Virtualização, consumerização e cloud computing fazem parte da lista de conceitos que vão mudar os negócios e o papel dos CIO's.

À medida que nos aproximamos do fim de um ano transformador em relação às tecnologias para uso nas corporações você pode se perguntar: e agora? Essas dez tendências irão remodelar os negócios e o papel do CIO em 2012:

10. Dados serão líquidos: Vão jorrar e fluir como água morro abaixo, no caminho de menor resistência. Gerenciamento e proteção de dados serão atividades super difundidas.

9. O consumo de TI vai explodir: Muito além do gerenciamento de dispositivos e da consumerização, as empresas vão sentir a força do social, do móvel, da nuvem, do UI design e da gamification. Players emergentes, como Box.net, Dropbox, Jive e ServiceNow serão surpreendentemente relevantes.

8. UI se tornará EU: A consumerização da TI também vai mudar rapidamente o foco de atenção da interface do usuário para o envolvimento dos usuários. Você vai ser medido pelo quão bem seus funcionários e clientes se envolverão com suas soluções.

7. E-commerce será mais social e móvel: Após investir em ferramentas para conhecer o comportamento do usuário, o comércio social e móvel crescerá, a ponto de  representar cerca de 20% a 30% do total das transações do comércio eletrônico.

6. Virtualização será viral: Virtualização de servidores e armazenamento? Feito. Agora, o foco se move para desktop, dispositivos móveis e a virtualização dos dados, simultaneamente às necessidades de segurança, é claro.

5. Será a hora de tornar a nuvem operacional: Movendo-se de hype para adoção, a execução, a gestão e a proteção das soluções de cloud computing serão o centro das atenções.

4. Hora de parar de lutar contra o CFO e o CMO: Dadas as pressões econômicas e o movimento em direção de marketing automatizado, você vai passar mais tempo com esses pares. Você vai quer competir por dinheiro ou colaborar? A escolha será sua.

3. Crescimento interno e externo serão intensos: Prepare-se para concentrar seus esforços na transformação dos processos internos de negócios, enquanto terceiros olham para TI, para melhorar o envolvimento dos clientes e aumentar as receitas. Você e sua equipe têm as habilidades para conduzir os dois?

2. A economia será ainda mais globalizada: Você será forçado a repensar e re-examinar tudo à luz das tendências mundiais. Liberdade e flexibilidade são as palavras de ordem aqui.

1. A relevância do CIO será testada novamente: CIO's atuantes em todos os segmentos industriais deverão dominar estas 10 tendências e ajudar suas empresas a se beneficiarem delas.

Mova-se de forma decisiva para garantir a influência e o poder conquistados legitimamente na última década. Continue agregando valor.

Entendendo as siglas 
CIO: Chief Information Officer ou CIO é um título de cargo dado ao diretor de informática, o responsável pela informática de uma empresa.
CFO: O Chefe do Setor Financeiro, diretor financeiro ou CFO (Chief Financial Officer) em inglês é o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio.
CMO: O Diretor de marketing (Chief Marketing Officer, ou CMO em inglês) é um termo que designa o cargo do executivo que responde por todas as atividades relacionadas ao marketing de uma empresa.
Fonte: Computerword

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio R. de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário