terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nuvem armazena dados e empresas economizam com TI


O serviço de Cloud Computing está cada vez mais sendo utilizado por empresas no mundo inteiro e uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group indica uma contradição do mercado: as pequenas empresas são as que mais precisam utilizar a nuvem para armazenar informações, enquanto as empresas que dominam o mercado são as que melhor sabem usar os benefícios dos recursos de cloud computing para reduzir o consumo de energia e gastos com TI.

As pequenas e médias empresas tem como principal motivo para migrar os dados para a nuvem os problemas de manutenção e por essa necessidade, elas foram as primeiras a migrar seus dados. Ao todo, 80% das empresas pesquisadas, ou já têm projetos envolvendo a nuvem ou pretendem começar a usar nos próximos 12 meses.

O que motiva essa migração são as manutenções de servidores e as possíveis perdas de dados e o aumento com gastos de infraestrutura com TI. Entre as grandes, o que costuma fazê-las utilizar a nuvem é o custo de infraestrutura de TI. Para elas, e até pela complexidade de controlar dados de todos os funcionários, a nuvem é uma oportunidade para cortar gastos. Estão com foco na tecnologia. A quantidade de dados que as empresas precisam guardar cresce cerca de 32% a cada ano, o que se torna um desafio para os gerentes de TI, já que o orçamento da área não cresce na mesma proporção. Assim, alternativas para aumentar a capacidade de armazenamento precisam ser estudadas, e as nuvens públicas aparecem como uma grande opção, de acordo com o estudo.

O recurso de Cloud Computing é uma realidade e está presente em várias empresas no mundo inteiro. A tendência pra 2012 e anos consequentes é que esse serviço aumente consideravelmente dentro das empresas. Quem quer aproveitar essa onda, aproveite para agregar conhecimento e ficar no topo, ou próximo dele... Está na hora de investir ainda mais em conhecimento, se a grana está pouca, pesquise, pesquise, pesquise, leia bastante e sempre que puder passe o seu conhecimento para frente. Não o guarde só pra si e serás muito mais feliz.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário