quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A nossa ...idade


Porque será que sempre reclamamos que a semana dura uma eternidade para passar e que os anos estão passando numa velocidade incrível ? Parece que foi ontem que entramos em 2011 e, olhando para o calendário, vemos o mês de dezembro se iniciando. Já se foram mais 11 meses. Ficaram para a posteridade. O tempo voa... Logo teremos as eleições, depois a Copa do Mundo e lá se foram mais uns anos e com eles a nossa mocidade.

Mas porque será que as semanas não passam tão rápido assim ? O nosso dia-a-dia está tão atribulado que nem nos damos conta do que estamos fazendo, precisamos de muita agilidade. Corremos o dia inteiro e essa sensação só aumenta. Junto a essa sensação, temos a de que não conseguimos fazer tudo o que temos pra ser feito, fica a incompletabilidade. Com a intensidade do crescimento da economia e avanço nas tecnologias de comunicabilidade, o brasileiro tem ampliado sua trabalhabilidade. Vários funcionários de empresas que atuam no país respondem uma enormidade de e-mails de trabalho durante o período férias, em busca de empregabilidade. Precisamos ter disponibilidade. A tecnologia tem trazido mais idade para nossas vidas: mobilidade, praticidade, sustentabilidade, objetividade, maturidade, e tantas outras... a tecnologia só não traz a ociosidade, mas às vezes nos deparamos com a morosidade nas soluções. Queremos e precisamos de simplicidade nas coisas, mas a ansiedade toma conta da gente.

Mas não trabalhamos por caridade e sim por necessidade. O que realmente acontece, é que perdemos a noção do tempo por excesso de atividade. Temos uma infinidade de tarefas e cobranças. Um pouco de liberdade que se consegue, ocupa-se com alguma coisa e assim vem a ocupabilidade e não vemos o tempo passar, ceguidade. Não precisamos de falsidade, mas temos que ter humildade e serenidade para visibilidade dessas oportunidades de descanso.

Muitos têm duplicidade e até triplicidade na jornada de trabalho, atividades extras, principalmente as mulheres passando o dia fora de casa e quando chegam, têm filhos para cuidar, tem a organicidade caseira, ... e, na realidade, todos ainda precisam dormir um pouco, porque daqui a uns tempos o sono passará a ser dispensável. A aplicabilidade dessa correria afeta até as crianças que vão à escola, aulas de dança, escolinha de futebol, piano, guitarra, aulas de Inglês, teatro, academia, professor particular, e etc, etc... Assim, haja tempo e, logo, teremos a necessidade de requisitar alguns dias a mais para a nossa idade.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu   
          

Um comentário:

  1. Na verdade gostariamos que o dia tivesse 48h, pra dar tempo de fazer tudo o que queremos, mas Deus e tao perfeito que ele o fez com 24h justamente pra termos tempo, ou seja, nao adianta corrermos, pois o nosso tempo nao e nosso e sim o tempo de Deus. Bom dia a todos.

    ResponderExcluir