quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Desenhos animados são bons exemplos ?


A matéria de hoje está com Foco no entretenimento e descontração como um incentivo para o feriado de 8 de dezembro (pelo menos em BH). Esses dias eu li uma mensagem interessante que me fez refletir e tenho certeza de que muita gente vai pensar o mesmo. Já sabemos que os desenhos de hoje são muito violentos e não servem de exemplo para o crescimento das crianças. Mas e os desenhos ditos “inocentes” de antigamente, como será que eram ? Você já parou para refletir sobre as características dos personagens ? Vamos ver a personalidade de alguns deles e tome suas próprias conclusões:

Tom e Jerry: um gato e um rato que ficam brigando o tempo inteiro. Uma criança assistindo um desenho desses, vai querer ficar brigando com o irmãozinho ou com os amiguinhos da escola e da rua o tempo inteiro. Ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.

Pinóquio: um boneco de madeira, amaldiçoado por uma fada (elas não são boazinhas ?), cujo nariz crescia toda vez que mentia. Como aquilo era engraçado, as crianças ao invés de ficarem com medo de mentir, ficam motivadas a mentir para ver se o nariz cresce mesmo. Complicado né ?

Branca de Neve: uma moça inocente, muito maltratada pela madrasta, fugiu e chegou a morar com sete homens. Sua madrasta, disfarçada, a fez comer uma maçã envenenada (logo a maçã que já era o fruto do pecado desde Adão e Eva). Branca de Neve entrou em coma profundo até que um desconhecido (príncipe, pra variar) a encontrou “morta” em um caixão de vidro. Ele a leva pro castelo, a beija, ela acorda eles se apaixonam e casam. Quem em sã consciência, pega uma defunta desconhecida no meio da rua a leva pra casa e ainda por cima a beija ?

Cinderela: uma linda garota que costuma desrespeitar horários e chegar depois da meia-noite. Aí tem que sair correndo e acaba perdendo as coisas no meio do caminho. É outra que tem problemas com madrastas, mas como toda novela das 8, ela dá a volta por cima e se casa com um ricaço que por coincidência à história da Branca de Neve, também é um príncipe. Seria plágio ?

Popeye: Um marinheiro, fumante, brigão que ficava forte comendo espinafre, uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia. Essa erva, enlatada na maioria das vezes, era a responsável pela sua força descomunal pelo grande conteúdo em ferro dos espinafres, que em verdade não é muito diferente de outros vegetais. Estudos verídicos mostram que o que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere. O marinheiro é apaixonado por Olívia Palito, uma anorexa e é inimigo mortal de Brutus. Ficam brigando o tempo inteiro, dando mal exemplo a quem assiste.

Super Mouse: Um rato, ou camundongo, sendo visto como super-herói. Rato forte e com poder de voar. Porque tinha que ser logo um animal (rato) que vive nos esgotos das cidades ? Um rato está mais para o vilão da história do que para um herói.

Pato Donald: Um personagem, símbolo do stress, que briga com todo mundo, principalmente com a namorada e com os sobrinhos. Isso é exemplo para criança ?

Huguinho, Zezinho e Luizinho: Os três sobrinhos do Pato Donald, muito inteligentes, mas só armam planos típicos de crianças bagunceiras e sem controle de adultos.

Frajola: Outro gatinho malvado, com nariz de palhaço, que passa a vida tentando comer um passarinho (Piu-piu), que vive fica preso na gaiola, e um ratinho (Ligeirinho). Frajola sempre se dá mal e vive apanhando da Vovó – a velhinha que maltrata gatinhos. Outro defeito dele é o de falar sempre cuspindo. Muito feio isso.

Piu-Piu: Mostra-se como um personagem extremamente meigo e doce, mas reage com extrema maldade aos ataques do gato Frajola.

Pica-Pau: O pior exemplo - Um passarinho que roubou a cena do ator principal do desenho que era o Andy Panda. Quem nunca ouviu a expressão: Mau igual ao Pica-Pau ? Pois esse é um personagem que faz muita malvadeza e é adorado no mundo inteiro.



Gostou né ? Você conhece mais algum personagem de desenho animado com personalidade forte assim ? Contribua com essa lista colocando um comentário com o nome do personagem e suas características...

Até breve com mais um Tecnologia em Foco
Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário