quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TI VERDE - Sustentabilidade


Num momento em que o mundo inteiro se preocupa com o meio ambiente e se volta para soluções sustentáveis, as empresas de Tecnologia da Informática perceberam que seus produtos estavam na contramão desse novo modelo, consumindo energia, usando matéria-prima de recursos não renováveis e, principalmente, gerando um lixo eletrônico ou lixo tecnológico (tema de matéria já publicada), que em muitas cidades não tem um destino certo. Com isso, os grandes fabricantes do setor começaram a pensar no desenvolvimento de produtos “ecologicamente corretos”. O que deu origem a TI Verde. Essa está sendo considerada a maior revolução depois do surgimento da informática. 

Fabricantes de hardware fabricam mais e mais monitores de LCD (Liquid Crystal Display - Telas de Cristal Líquido) que consomem menos energia. Os monitores CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de raios catódicos) já estão obsoletos. Ocupam muito espaço, consomem mais energia e são, ou melhor, eram fabricados com metais prejudiciais ao meio ambiente.
 
Outra solução encontrada foi no desenvolvimento de softwares de “virtualização”, que aumentam a capacidade de processamento de dados em um espaço menos, o que é útil em data centers. Esse recurso permite que um mesmo servidor rode aplicações para diferentes tecnologias, diminuindo o número total de servidores ligados, o que eleva a eficiência no consumo de energia. Empregando Técnicas de TI Verde o consumo pode cair até 60%. O uso de soluções baseadas em Cloud Computing é um grande exemplo de responsabilidade com o meio ambiente. O Cloud Computing é uma “nuvem” cheia de servidores, que guarda uma “chuva” de ferramentas e recursos potencialmente disponíveis para aquele que utiliza desse novo conceito de gestão e captura de conhecimento tecnológico. Um conceito onde o software, o armazenamento e o processamento estão em servidores (físicos ou virtuais) e são acessados pela Internet através de qualquer dispositivo compatível.

Como exemplo, podemos citar: Utilização de lâmpadas que consumam menos energia, eletrônicos aprovados pela ANVISA, não desperdiçar água, hibernar o PC em ausência, etc… Existem vários projetos alternativos, onde militares estão utilizando roupas com captação de energia solar; projetistas estão desenvolvendo carros com combustíveis alternativos, como o jornal por exemplo, que junto com outros derivados da celulose geram Butanol; teclados e mouse sem fio com captação solar; grandes empresas trocaram quase todos seus computadores por estações remotas, não necessitando de gabinete, gerando economia de custo e consumo de energia, enfim, tudo o que lembra de economia de energia, reciclagem e proteção ao meio-ambiente tem a ver com TI Verde.

TI Verde é a grande oportunidade do profissional de TI mostrar para a empresa que realmente pode fazer a diferença no orçamento da empresa, reduzindo custos e otimizando processos. TI Verde não é apenas economia de energia e redução de emissão de CO², é a mudança da imagem e percepção da sua empresa na sociedade. Cada vez mais os gestores de TI têm uma grande responsabilidade em encontrar alternativas mais eficientes nos itens de consumo elétrico, na eliminação e descarte de materiais e na gestão de ativo.

Faça uso da TI Verde na sua casa e na sua empresa... O Meio Abiente agradece.

Até breve com mais um Tecnologia em Foco.

Sérgio Rodrigo de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário