quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fotografia Artesanal - Pinhole


É possível um elefante passar por um buraco de agulha ? Claro que sim, não só um elefante mas como uma manada inteira, depende da sua vontade. O objetivo hoje é apenas apresentar o universo da Pinhole, palavra pouco conhecida, mas para os que conhecem, é uma paixão. Vane Oliveira que o diga.

Pinhole, do inglês: buraco de alfinete, - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedado da luz. Pinhole nada mais é do que uma câmara escura com um furo de alfinete de um lado e um papel fotográfico do outro. Utilizando-se dessa técnica do buraco de alfinete, pode-se criar uma máquina de diferentes materiais, inclusive de uma caixa de fósforos. A Pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. Ou seja, nos tempo de tanta tecnologia, é possível montar uma câmera fotográfica em casa.

O processo é relativamente simples. A luz penetra pelo minúsculo orifício, na ordem de 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos, e fixa a imagem no papel fotográfico por meio de uma reação química entre a luz e a película existente no papel fotográfico. Existem vários modelos de câmeras Pinhole espalhados na internet. De madeira a caixas de sapato, lata de refrigerante, caixa de fósforos, tubo de batata frita, lata de sardinha ou qualquer outro recipiente que possa ficar com o interior totalmente escuro.
Os resultados são fantásticos. Utilize essa brincadeira com as crianças durante as férias, Monte a sua Pinhole e divirta-se. Vejam algumas fotos e links de como montar a sua Pinhole.






Até breve com mais um Tecnologia em Foco.
Sérgio Rodrigo de Abreu

Um comentário: